quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Inclusão Social e seu conceito:



É uma ação que combate a exclusão  social geralmente ligada a pessoas de classe social,  nível educacional, portadoras de deficiência física e mental, idosas ou minorias raciais entre outras que não têm   acesso   a   várias   oportunidades,  ou seja,  Inclusão   Social  é  oferecer  aos  mais necessitados oportunidades de participarem da  distribuição de renda do País, dentro de um sistema que beneficie a todos e não somente uma camada da sociedade.  
A inclusão social orientou a elaboração  de  políticas e leis na criação de programas e serviços voltados   ao   atendimento   das   necessidades   especiais   de   deficientes  nos últimos 50 anos. Este parâmetro consiste em criar mecanismos que adaptem os deficientes aos sistemas sociais comuns e, em   caso   de   incapacidade   por parte   de   alguns   deles,   criar-lhe sistemas  especiais separados.                                                          
Existem hoje em todo mundo cerca de 500 milhões de pessoas com deficiência. De acordo com o Censo Demográfico de 2000 (IBGE), 25 milhões de brasileiros, 14,5 % da população, têm algum tipo de deficiência.    
São homens, mulheres, crianças e jovens que, em muitos casos, não têm assegurados seus direitos mais básicos: de ir e vir, de estudar, ao lazer. Se somarmos a estes números os familiares, amigos e profissionais da área, podemos concluir que uma importante fatia da população tem que lidar e também sofre com as dificuldades impostas ao deficiente. 
Sobretudo, a inclusão social é uma questão de políticas públicas, pois cada política pública foi formulada e basicamente executada por decretos e leis, assim como em declarações e recomendações de âmbito internacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário