quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Inclusão Social e seu conceito:



É uma ação que combate a exclusão  social geralmente ligada a pessoas de classe social,  nível educacional, portadoras de deficiência física e mental, idosas ou minorias raciais entre outras que não têm   acesso   a   várias   oportunidades,  ou seja,  Inclusão   Social  é  oferecer  aos  mais necessitados oportunidades de participarem da  distribuição de renda do País, dentro de um sistema que beneficie a todos e não somente uma camada da sociedade.  
A inclusão social orientou a elaboração  de  políticas e leis na criação de programas e serviços voltados   ao   atendimento   das   necessidades   especiais   de   deficientes  nos últimos 50 anos. Este parâmetro consiste em criar mecanismos que adaptem os deficientes aos sistemas sociais comuns e, em   caso   de   incapacidade   por parte   de   alguns   deles,   criar-lhe sistemas  especiais separados.                                                          
Existem hoje em todo mundo cerca de 500 milhões de pessoas com deficiência. De acordo com o Censo Demográfico de 2000 (IBGE), 25 milhões de brasileiros, 14,5 % da população, têm algum tipo de deficiência.    
São homens, mulheres, crianças e jovens que, em muitos casos, não têm assegurados seus direitos mais básicos: de ir e vir, de estudar, ao lazer. Se somarmos a estes números os familiares, amigos e profissionais da área, podemos concluir que uma importante fatia da população tem que lidar e também sofre com as dificuldades impostas ao deficiente. 
Sobretudo, a inclusão social é uma questão de políticas públicas, pois cada política pública foi formulada e basicamente executada por decretos e leis, assim como em declarações e recomendações de âmbito internacional.

Declaração da Salamanca

A UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, dentre várias áreas de atuação, busca promover mudanças de política de educação, reunindo governos e organizações para objetivar formas de qualificá-la. Com esse conceito foi feito a Declaração de Salamanca, resultado de um encontro de 92 governos e 25 organizações, na Espanha em 1994. Nessa conferência mundial o assunto abordado foi sobre as necessidades educativas especiais, acesso e qualidade na educação para todos, capacitando atender todas as crianças e jovens, sobretudo às que têm necessidades educativas especiais.

Reafirmaram o direito a educação para todos conforme a Declaração Universal dos Direitos do Homem de 1948.

Relembraram a Declaração de 1993 das Normas sobre Igualdade de Oportunidade para as Pessoas com Deficiência.

A Constituição Federal de 1988

A Constituição tem como princípio fundamental a igualdade e, para garantir o cumprimento da norma, o texto de nossa Lei Maior reforçou esse princípio de igualdade com diversas repetições ao longo de seu teor.Garantindo ainda construir uma sociedade livre, justa,solidária e promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação. O que significa que todos os brasileiros são iguais em direitos e obrigações.
Em dezembro de 2006,foi elaborado da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência – o primeiro documento internacional de direitos humanos do século 21, aprovado por 192 países. Em 9 de julho de 2008, o Congresso Nacional ratificou a Convenção da ONU e a incorporou em nosso ordenamento jurídico com a mesma força de uma norma constitucional.
Baseados nesses documentos magnos,direitos foram garantidos:


- Direito à educação: é dever do Poder Público garantir o acesso à educação para todos os cidadãos, assegurando atendimento educacional especializado às crianças com deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino.

- Direito ao transporte: garantia de acessibilidade para o uso seguro e autônomo dos serviços de transporte coletivo terrestre, aquaviário e aéreo, que abrange, além dos veículos, terminais, estações, pontos de parada e vias principais de acesso. Isso é de responsabilidade dos municípios (transporte coletivo municipal), dos estados (intermunicipal e metropolitano) e do governo federal (interestadual e internacional).

- Direito à acessibilidade: a Convenção da ONU, ratificada em nosso ordenamento jurídico com força de norma constitucional, considera a falta de acessibilidade uma espécie de discriminação, uma vez que são os ambientes que impedem a plena e efetiva participação das pessoas com deficiência na sociedade em igualdade de oportunidades com as demais. Para que as pessoas com deficiência possam gozar do direito à liberdade de ir-e-vir, elas precisam de um meio físico adequado que garanta acesso seguro.

As escolas e os professores estão preparados para receber alunos especiais?

A legislação é explícita, quanto à obrigatoriedade em acolher e matricular todos os alunos, independente de suas necessidades ou diferenças.
 

Segundo o Censo Escolar 2010, existem mais de 500 mil estudantes com deficiência física ou mental nas escolas públicas do País. Entre eles, os números de inclusão parecem ser promissores: 85% estudam em colégios regulares. Porém, apenas 30% das escolas de ensino médio e 12% das de séries iniciais estão preparadas fisicamente para recebê-los. Além disso, muitas vezes, professores e funcionários não estão preparados para lidar com as diferenças e educar os demais alunos para a inclusão social.
Mas em uma pesquisa feita com a pedagoga Priscila Pereira Boy, mestre em Ciência da Educação, os professores precisam sim estar preparados para educar os demais alunos para a convivência com a diferença em ambiente de estudo.
Mas principal questão é o preconceito, que hoje tomou forma de piedade. "Olhamos pessoas com deficiência e achamos que elas devem ser umas coitadinhas. Achamos também que estamos fazendo uma grande caridade aceitando estas pessoas no nosso meio, no nosso convívio. Isto ocorre porque fomos educados em uma sociedade que não aceita erros. Pois bem, chegamos ao século XXI. Há espaço para todos. Há leis que obrigam as escolas a aceitar pessoas diferentes, obrigam as empresas a contratar pessoas com necessidades especiais. Agora, querendo ou não, temos que conviver com as diferenças” referindo-se A Lei Federal nº 7.853, que garante os direitos às pessoas portadoras de deficiência.
Curiosidades:
O curso intitulado "Identificando e atendendo o aluno com deficiência intelectual em suas necessidades especiais em sala de aula" tem um módulo de 40 horas de duração e é ministrado por uma equipe multiprofissional da Avape.

Consequências da Exclusão Social

Exclusão social expulsa da escola milhões de crianças - apesar dos mais altos índices de matrículas da história da educação brasileira.
                              João Marcos Rainho*
 

Apesar do esforço oficial do governo em colocar toda criança na escola, a exclusão continua. O Brasil é um país de dimensões continentais, cujos governantes gostam de exibir estatísticas que o colocam na rota do Primeiro Mundo, mas somos a décima economia do planeta - e líderes mundiais no ranking da desigualdade.Aí surge a questão do que veio primeiro: é a falta de estudo que gera a exclusão social ou é a pobreza que impede a manutenção das crianças e jovens na escola? Essa pergunta tem várias respostas, e dependendo do ponto de vista de cada pessoa.
"Não somos o país mais pobre do mundo, mas somos, com certeza, junto com a África do Sul, o mais desigual.” Os índices de evasão e repetência são piores que nos países mais pobres da América Latina.
"A exclusão escolar está ligada à questão da exclusão social", explica Marlene Ribeiro, doutora em educação e professora titular em filosofia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Segundo a pesquisadora, é falsa a idéia de que a exclusão social se inicia com a exclusão escolar. "O oposto é mais verdadeiro: a exclusão escolar é uma conseqüência da exclusão social. O desemprego gera a desagregação familiar e tem levado cada vez mais crianças a deixarem a escola para ingressar no mercado de trabalho infantil."
A doutora Marlene Ribeiro, da UFRGS, concorda que a exclusão praticada na própria escola é um dos grandes males do sistema educacional brasileiro, ressaltando que o problema se agrava na medida em que tem como base um preconceito cultural: "A exclusão na escola está associada ao modelo de conhecimento e de cultura que adotamos - que é basicamente de classe média, branco, individualista e urbano." De acordo com Marlene, isso termina por expulsar as crianças das camadas populares, para as quais a escola é quase um país estrangeiro. "Essas crianças pobres precisam assimilar códigos de linguagem, de comportamento, de higiene, conceitos e desafios muito diferentes dos enfrentados no seu dia-a-dia", explica. "Ao mesmo tempo, sofrem uma discriminação socioeconômica e racial que ajuda a afastá-las - e a escola não sabe como lidar com isso. Os professores estão reflectindo sobre o quadro, mas o que se percebe é um sentimento de perplexidade."

ONG " Ser diferente é normal "



Todo mundo tem seu jeito singular
De crescer, aparecer e se manifestar
Se o peso na balança é de uns quilinhos a mais
E daí, que diferença faz?


Todo mundo tem que ser especial
Em seu sorriso, sua fé e no seu visual
Se curte tatuagens ou pinturas naturais
E daí, que diferença faz?


Já pensou, tudo sempre igual?
Ser mais do mesmo o tempo todo não é tão legal
Já pensou, sempre tão igual?
Tá na hora de ir em frente:
Ser diferente é normal!






PROGRAMA SER DIFERENTE É NORMAL:
www.serdiferenteenormal.org.br
http://www.metasocial.org.br/




Relato sobre o atendimento psicologico a pessoas com sindrome de down:
"... O objetivo do nascer down é apoiar e informar os pais e profissionais sobre a Síndrome de down. Esse serviço é oferecido a todas as meternidadese hospitais, que entram em contato conosco quando nasce o bebê ou no momento que os pais  acham oportuno eles mesmo fazem esse contato, só depois disso é que os pais voluntarios fazem uma visita. "

Filmes que falam sobre inclusão Social: Happy Feet.

Conta a história de um pinguim Imperador. Todo pinguim já nasce com sua canção do coração, exceto um: Mano. Com essa canção que o pinguim é respeitado conquista o amor de uma fêmea.Diferente de todos os pinguins, Mano não sabe cantar e sim sapatear.

De porta em porta


 

É a história real de um homem com paralisia cerebral que recebeu o prêmio de melhor vendedor dos Estados Unidos.Bill Porter passa por muitos problemas e preconceitos,até que consegui um emprego de vendedor em uma rota que ninguém queria, e após 40 anos percorrendo 16 km por dia se tornou o melhor vendedor da empresa.

Colegas, o filme:


Três amigos ambos com Síndrome de Down resolvem fugir no carro velho do jardineiro  de onde moram em busca de seus sonhos: Stalone quer ver o mar, Marcio quer voar e Aninha busca um marido pra se casar. Nessa viagem, enquanto eles estao experimentando o sabor da liberdade, se metem em confusões e em muitas aventuras.Ganhando no festival de gramado o kikito de melhor filme.

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Frase de quem entende do assunto!!

“...A minha contribuição foi encontrar uma explicação segundo a qual,por trás da mão que pega o lápis,dos olhos que olham,dos ouvidos que escutam,há uma criança que pensa.”
 

A Psicóloga Emília Ferreiro,fez seu doutorado em Genebra,nos anos 60,sob a orientação de Jean Piaget.